PROJETOS E DESAFIOS

SALA DE LEITURA

- Conscientização dos Esutdantes sobre a importância do ler / entender / escrever; apreender.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

- Um trabalho conjunto desenvolvendo excelente parceria entre gestores, mestres e estudantes.

PROJETO PEDAGÓGICO

- A soma dos 'esforços' na busca dos melhores resultados em prol do desenvolvimento educacional e da comunidade.

PROJETOS / EXPECTATIVAS / DESAFIOS

A equipe gestora faz muita questão de estudar com seus docentes é justamente a questão de saber levar em conta tudo o que os alunos já trazem na "bagagem", buscando estabelecer pontes entre os conhecimentos prévios e os novos.

O que se discute em reuniões pedagógicas e de Conselho de Classe e Conselho de Escola é a questão dos resultados que todos esperam, mostrando os professores preocupação com o desenvolvimento dos alunos, com a formação comum indispensável ao exercício da cidadania, se estão fornecendo meios para a progressão no trabalho e nos estudos posteriores, se estão conseguindo desenvolver a capacidade de aprender, de autonomia intelectual e pensamento crítico. Outra preocupação dos professores está no fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância, que tenham flexibilidade para adaptar-se as novas condições de ocupação e que consigam relacionar a teoria com a prática.

DESAFIOS: GESTORES / PROFESSORES

➢Diminuir o índice de evasão e retenção;

➢Indisciplina;

➢Falta de envolvimento de alguns alunos no ensino-aprendizagem;

➢Desmotivação dos alunos;

➢Falta de participação de alguns pais na escola.

➢Recuperação de habilidades estruturantes não dominadas pelos alunos

PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO CIDADÃ (SÍNTESE)

É papel da escola formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Para isso acontecer a escola define como meta, o trabalho crítico com os conteúdos estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, os atores escolares esperam mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. A escola pretende que todos os envolvidos compreendam que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social e atentar para a evolução do mundo orientando o estudante para a vida.